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quarta-feira, 10 de março de 2010

Brasil, país de contrastes!!!



Gigantestas e impressionantes rodovias feitas em São Paulo, transportando os mais variados produtos, tecnologia, carros luxuosos, contrastando com estradas de terra batida no meio do sertão brasileiro, "levando" água num balde no lombo de um burro.
O belíssimo museo do MASP em uma das mais importantes avenidas da cidade de São Paulo repleto de sua arte contemporânea, e não muito distante, aproximadamente 500 metros desta construção, uma das maiores favelas.
Fartura na mesa de uma parte da população brasileira e fome logo ali na esquina de um caro restaurantes.
Cursinhos pré-vestibulares para alunos de 18 anos entrar em uma grande Universidade publica do Brasil e o corte de cana cedo para os meninos e meninas de 12 anos.

Dizer que o Brasil é um país de contrastes pode parecer um lugar-comum, os dados da realidade entretanto não nos deixam dúvidas.Até 1999 fomos a 8ª economia do mundo, em 2000 a 9ª, hoje somos a 10ª economia do mundo e o maior e mais rico país da América Latina. Ocupamos entretanto a 73ª posição entre os 173 países classificados no Relatório do Desenvolvimento Humano elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para avaliar a expectativa de vida da população e os indicadores de educação, saúde e renda. Somos mais de 170 milhões de habitantes, sendo que 49,6 milhões de brasileiros vivem na miséria, com uma renda mensal inferior a R$ 79,00.

Nosso país investe 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação. Índice igual ao da Inglaterra e pouco menor do que o dos Estados Unidos e o da Itália, que investem 4,8%. Sendo que, a maior parte desses recursos é destinada ao ensino fundamental.

Como resultado destes investimentos, a educação brasileira tem apresentado melhoras, notadamente no que se refere ao aumento de matrículas e à diminuição da repetência e da evasão escolar. Contudo, apesar do reconhecido esforço governamental da última década, ainda contamos com 13,6% de adultos "analfabetos literais" e 29% de "analfabetos funcionais"; 780 mil professores das escolas de primeiro grau (56%) que não passaram pela universidade, e 124 mil (9%) que não concluíram sequer o segundo grau.

Nossa população economicamente ativa tem pouco mais de 5 anos de escolaridade, um índice incompatível com nossa posição geo-econômica.Se quisermos diminuir os contrastes e desigualdades econômico-sociais, tornando a nossa sociedade mais desenvolvida, justa e democrática, temos que investir maciçamente em educação.

Pois, só a educação é capaz de desenvolver e transformar o nosso país!


Fontes: www.abrelivros.org.br
Fotos retirado do site www.abiduzido.net
pensadorpolitico.blogspot.com

2 comentários:

  1. Grá, bem falou um político certa vez. "Uma das nossas mestas é a conscientização das pessoas..."

    Porém eu nunca vi esta conscientização sendo bem utilizada como estratégia política.

    Conscientizar antes de encher o rio
    Conscientizar antes das crianças crescerem e suas mentes fecharem
    Conscientizar antes da floresta ser derrubada
    Conscientizar não só para o futuro, para o presente também.

    Uma criança, a princípio, sem prespectiva, com educação (escola, pais presentes e conscientes)tem grandes chances de melhorar sua vida.

    A boa educação é o caminho para a conscientização e para bons programas políticos, apesar de poucos, darem certo.

    Parabéns pelo texto!
    Grande bjo

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  2. Uma certa vez, meu professor numa escola pública nos falou: "o governo dá estudo às crianças pobres para dizer que dá alguma coisa, mas o que eles fazem é enganar dizendo que dá, pois o que interessa aos políticos é que a população, quanto mais ignorante e burra ela é, mais fácil de se eleger e depois roubar sem ser punido.

    Pois os pequenos ignorantes daquela época, são os grandes ignorantes de hoje e pela própria ignorância não sabem gritar pelos seus direitos.

    Estudar, ler, conhecer seus direitos é o direito mais roubado da população brasileira e quem sabe de outros países também.

    Belo texto Grá!

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